Hyper-V – Criando maquina virtual de forma rápida e descomplicada

Nesse artigo, vou explorar uma forma rápida e prática de criar máquinas virtuais, elas são úteis para teste de sistemas operacionais, testes de programas, e diversas outras aplicações. Imagine um cenário onde você recebeu um programa ou arquivo mas não confia na sua fonte, você pode criar uma máquina virtual apenas para rodar esse programa especifico, dessa forma o programa roda isolado da sua rede e protege o seu computador, esse é só um exemplo, há muitos outros.

A virtualização de sistemas é amplamente utilizado no mercado e se popularizou ainda mais com o conceito de “Cloud Computer”, você pode criar diversos servidores em um único hardware físico, isso facilitando a manutenção o upgrade e backup das máquinas, além de ajudar a diminuir custos com a manutenção, espaço físico e a própria energia elétrica.

O Hyper-V está disponivel no Windows Server, Windows 10 Pro e agora no Windows 11, vou deixar aqui um manual rápido e prático para fazer a instalação do mesmo.

Com o Hyper-V já instalado, vamos criar a nossa maquina virtual.

  1. No menu iniciar abra o programa “Gerenciador do Hyper-V”
  2. Com o gerenciador aberto, no lado direito vamos clicar na a função “Quick Create”
  3. Na janela que se abriu temos uma lista de sistemas operacionais, entretanto vamos utilizar uma ISO baixada previamente, nesse exemplo vou usar a ISO do Windows 11, logo a baixo da lista vamos clicar em “Local Installation Source”
  4. Em “Change Installation Source” vamos localizar a imagem ISO. Caso a sua ISO seja do Windows como nesse exemplo, deixe marcado “This Virtual Machine will run Windows”
  5. No canto inferior direito temos a opção “More Option” aqui você pode definir um nome para a sua máquina virtual e em qual Switch Virtual essa maquina será conectada. O Conceito de Switch Virtual será abordado em outro artigo, se ele já estiver disponível deixo o link aqui.
  6. Agora com o nome já definido, vamos clicar em “Create Virtual Machine”, esse processo pode levar de 5 a 10 minutos e não necessita de intervenção do usuário.
  7. Com o término do processo anterior, será apresentado duas opções, em “Edit Settings” você pode personalizar a sua máquina, adicionando mais memória, mais discos virtuais entre outras coisas, o objetivo desse arquivo não é explicar cada um desses pontos, então vamos clicar em “Connect” para se conectar a maquina virtual.
  8. Na tela preta apresentada, vamos clicar em “Start” para iniciar a máquina virtual, a partir desse ponto ela já está criada e rodando, você pode interagir normalmente com ela através dessa janela e iniciar a instalação do sistema operacional escolhido, no nosso exemplo o Windows 11.
Passo 01 – Tela inicial do Hyper-V
Passo 03 – Seleção da imagem ISO
Passo 07 – Conectando a máquina virtual
Passo 08 – Iniciando a máquina virtual

Qualquer duvida, deixe um comentário abaixo, responderei o mais rápido possível. Espero que esse manual simples tenha ajudado.

Habilitando o Hyper-V no Windows 10 Pro

Existem vários modos de ativar o Hyper-V no Windows 10, lembrando que essa função só está disponível para as versões Windows 10 Enterprise, Pro ou Education. Nesse artigo vou abordar duas formas diferentes, mas ambas funcionam perfeitamente.

  1. A primeira forma é ativando através do adicionar e remover programas, uma forma rápida e fácil de acessar ele é pressionando as teclas “Windows”+R e em seguida digitar o comando appwiz.cpl depois clicar em “ok”.
  2. Em seguida vamos clicar em “Ativar ou desativar recursos do Windows”
  3. Na janela que vai se abrir, vamos procurar a opção “Hyper-V” em seguida marcar todos os campos dessa categoria.
  4. Com isso o Hyper vai ser instalado e após o reinício está pronto para o uso.
Passo 01 – Windows+R Executando o Adicionar e Remover Programas

Passo 02 – Adicionar e Remover Programas

Passo 03 – Ativando o recurso Hyper-V no Windows 10

Outra forma de fazer a instalação é usando o PowerShell.

  1. Vamos executar o powershell como administrador, é só clicar com o botão direito em cima do powershell e escolher a opção executar como administrador.
  2. Agora vamos colar esse comando no terminal sem as aspas “Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Hyper-V -All”
  3. Depois de pressionar enter a instalação vai iniciar e se tudo ocorrer como o esperado, após o reinício do windows tudo vai estar pronto.
Passo 01
Executando o PowerSheel como Administrador

Passo 02
Instalando PowerShell pela linha de comando

Rufus – Programa destinado a criar pendrive de boot passo a passo

O Rufus é um software destinado a criação de pendrives bootáveis, ele pode ser usado para criar pendrives de instalação do Windows ou do Linux.

O Código fonte dele está disponivel para download no Git, qualquer pessoa com conhecimento pode fazer alteração no seu software, isso garante que nenhum código malicioso é rodado junto com ele.

O seu uso é simples e intuirivo, vou demostrar aqui como criar um pendrive de boot do Windows.

  1. Acesse o site do Rufus e faça o download do programa. https://rufus.ie/pt_BR/
  2. Conecte o seu pendrive no computador, lembrando que o pendrive vai ser formatado, então faça backup dos dados contidos nele, o pendrive vai aparecer no campo “Device” dentro do Rufus.
  3. Com o programa aberto na opção “Boot Selection” selecione a opção “Disk or Iso image”
  4. Agora clique no botão “Select” e selecione a imagem ISO do Windows, esse mesmo processo é válido para a imagem ISO do Linux e de outros Sistemas Operacionais suportados pelo Software.
  5. Agora vamos clicar em “Start”, nesse momento uma mensagem vai aparecer informando que todos os dados do pendrive serão perdidos, caso você deseja continuar clique em sim.
  6. Assim que o processo for concluído, uma mensagem vai lhe avisar, dependendo do tamanho da ISO, esse processo pode levar de 10 a 15 minutos.
  7. Agora seu pendrive está pronto para o uso.

Instalando o Windows 11 em maquinas “antigas” sem o TPM 2.0

Sim, é possível instalar o Windows 11 em maquinas que não cumprem o requisito mínimo, claro que isso implica em perca de desempenho e nem sempre as coisas vão funcionar como o esperado, recomendo que a maquina seja no mínimo um i3 de 3ª geração com 4GB de ram ou mais, o SSD é opcional mas representa uma melhora considerável no desempenho.

Se você está recebendo esse aviso ao tentar instalar, é provavel que seu computador não cumpra os requisitos mínimos para a instalação, isso inclui o modulo de segurança TPM 2.0.

Você deve estar se perguntando, o que vamos precisar para a instalação do sistema, segue a lista, um pendrive de 16GB, a imagem ISO do Windows 10 e do Windows 11 e um computador com o Windows já instalado para a criação do pendrive de boot.

Ao escrever essa publicação a versão mais atual é a Build 22000.51, então todo o artigo foi escrito se baseando nela, acredito que deve servir para versões futuras. Eu não me responsabilizo por perda de dados, ou por qualquer dano causado ao seu equipamento, antes de realizar esse processo, faça backup.

É possível achar sites com a ISO inclusive em torrent, mas eu recomendo que baixe diretamente da Microsoft, realizando o cadastro no programa insider, https://insider.windows.com/pt-br/. Não vou abordar como criar o pendrive de boot mas você pode utilizar o software Rufus que é simples e intuitivo.

  1. Criar o pendrive de boot do Windows 11. Recomendo a utilização do programa Rufus, em breve vou fazer um artigo sobre ele, se esse artigo já estiver disponível, deixo o link aqui.
  2. Com o pendrive criado, vamos montar a ISO do Windows 10 para copiar alguns arquivos, desse modo vamos eliminar a limitação de hardware incluindo a limitação do TPM 2.0, se você usa o Windows 10, é só clicar com o botão direito em cima da imagem ISO do Windows 10 em seguida montar.
  3. Com a imagem ISO do 10 montada, vamos abrir a pasta sources e copiar o arquivo “appraiserres.dll” para o nosso pendrive do Windows 11, o arquivo deve ser copiado para a mesma pasta no pendrive, ou seja, a pasta sources. Vai aparecer uma mensagem informando que o arquivo já existe e pedindo se você deseja substituir, pode clicar em sim. Com isso o nosso pendrive do Windows 11 já está criado e sem a limitação do TPM. Agora você já pode dar o boot e instalar normalmente.

Existe um método alternativo para fazer a instalação do Windows 11, fazendo o upgrade do Windows 10, vou abortar esse método em outro artigo.